domingo, 5 de julho de 2009

O poder das saladas

Uma salada tem um poder extraordinário de desintoxicar o nosso corpo. No dia-a-dia, a gente não percebe, mas inspira, ingere e absorve um montão de coisas que contaminam e intoxicam o nosso organismo. O nível de contaminação varia de acordo com o que você ingere e onde você vive, mas todo mundo sofre esse tipo de coisa de um jeito ou de outro.

O nosso corpo tem a capacidade de se restabelecer e curar-se de uma porção de coisas sozinho - basta dar um empurrãozinho e é aí que entram as poderosas saladas.

Tem gente que pensa que vegano só come salada. Esse é um erro comum e é por isso que eu raramente publico alguma receita de salada aqui. Idéias e novidades nesse sentido não faltam, mas eu tento evitar propagar a idéia de restrição alimentar que as pessoas têm em relação ao veganismo, e sempre tento mostrar aqui no blog o quão variada é a nossa cozinha.

Mas é preciso mostrar também o poder que as saladas têm, não só em nos alimentar e proporcionar sabor e saúde - como fonte rica em fibras e nutrientes - mas esse poder absurdo que a salada tem de ajudar o nosso corpo no processo de restabelecimento e reequilíbrio que ele naturalmente tem.

Além dos poluentes do ar, os maiores vilões para o organismo você provavelmente já conhece. São os sanduíches e frituras pesadas, comidas prontas de pacote, processadas, a maioria dos pratos servidos em restaurantes, carnes, laticínios, embutidos, enlatados que listem mais do que 1 ou 2 ingredientes, café, açúcar branco, refrigerantes, salgadinhos de pacote, qualquer coisa que tenha sido refinada, farinha, sal, álcool, cigarro, drogas...

De acordo com a nutricionista Moira Nordholt alguns ingredientes têm um poder benéfico muito grande para o nosso corpo: alho, gengibre, sementes de girassol, tomates, nozes, espinafre, couve crespa, cânhamo, shitake, algas marinhas e missô. São chamados "super alimentos". Outros, "básicos", são as frutas, vegetais, grãos, castanhas e sementes - que são encontrados nas feiras locais e supermercados perto de você e podem ser consumidos em sua forma pura, crua. Os alimentos "de estação" ou "sazonais" é tudo o que está disponível durante esse mês, onde você mora. Aqui nos EUA, por exemplo, é verão e a gente encontra mais facilmente: cereja, milho verde, pêssego, melancia, nectarina, abobrinha, tomate...

Pensando nisso, você pode fazer uma lista de ingredientes disponíveis agora no mercado e preparar uma salada fantástica, que vai ser deliciosa e vai ajudar o seu corpo a se restabelecer mais rápido, expulsando aqueles ingredientes tóxicos que eu mencionei lá em cima. Lembre-se também de beber bastante água, sempre. Então, mãos à obra e bom apetite!

Via artigo do site da revista VegNews.
Foto: Salada de couve, feijão preto, endívia, tomate, broto de feijão, azeitonas e uma fatia de flatbread feito com grãos-de-bico.

3 comentários:

Anônimo disse...

Andrea, amei sua crônica! Parabéns.

beijinhos. Paula Regina do Rio

Anônimo disse...

até deu fome ;)

beijos,
Juliana
RJ

Anônimo disse...

Amei seu blog. Vou usar a pirâmide que vc postou, gracias.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails