terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O tal do Ferro

O ferro é indispensável à produção da hemoglobina, o pigmento dos glóbulos vermelhos, que lhes permite o transporte de oxigênio para as células, e cuja falta chama-se comumente de anemia. Ele também aumenta a resistência e a produção de energia.

Na dieta vegana, os alimentos mais ricos em ferro podem ser encontrados nas folhas verde-escuro (agrião, escarola, dente-de-leão, folhas de beterraba, de batata-doce, de mandioca, espinafre, agrião, salsa), grãos integrais (especialmente o trigo), pistaches, amêndoas, nozes, castanha de caju, frutas secas (damascos, passas, ameixas), brócolis, ervilhas, feijões, certas sementes (como gergelim e girassol), melado (ou melaço), algas marinhas, figo, tofu, ananás, alcachofra, aspargo, aveia, banana, beterraba, cenoura, aipo, couve, limão, tâmara, morango, cereja, uvas, amora, mirtilo, vagens, avelã, kiwi, lentilha, levedo [levedura], pêssego, pinhão, pêra, pólen, maçã, ameixa, rabanete, etc..

Alguns alimentos e bebidas diminuem ou até bloqueiam a absorção do ferro, quando são consumidos nas mesmas refeições. Estudos mostram também que a anemia devido a carência de ferro não é maior em veganos do que no resto da população.

O ferro obtido nos produtos de origem animal é absorvido em cerca de 15 a 35%. O ferro existente nos alimentos de origem vegetal, é absorvido de forma diferente, numa proporção de cerca de 2 a 20%. A maior ou menor absorção dele depende, em parte, da presença de outros alimentos na mesma refeição. Os componentes da refeição podem ter um efeito, tanto no aumento como na diminuição da absorção do ferro de origem vegetal.

Os alimentos ricos em vitamina C facilitam e aumentam a absorção desse ferro. O uso de panelas e recipientes de ferro também contribui para aumentar a ingestão de ferro.

Bebidas como os chás preto e verde, e em menor quantidade o café, devem ser evitadas à refeição ou juntamente com alimentos ricos em ferro, pois dificultam sua absorção.

A deficiência de ferro se apresenta por sintomas como: cansaço, falta de fôlego, dor de cabeça, insônia, perda de apetite, fraqueza muscular, depressão, anemia. Em crianças pode levar à hiperatividade, falta de atenção, apatia, dificuldade para aprender e irritabilidade.

NÃO TOME SUPLEMENTO VITAMÍNICO SEM ANTES CONSULTAR UM MÉDICO. Diferente da vitamina B12, por exemplo (que em excesso não nos faz mal), o excesso de ferro no organismo é prejudicial. Deve ser tomado em quantidade recomendada pelo médico e por um período determinado por ele.

Via Veganismo.net

Nenhum comentário:

Posts similares

Related Posts with Thumbnails