terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Sushi vegano

Sushi é um dos meus pratos favoritos e é divertido inventar recheios novos. Desta vez usei cenoura, cebolinha, pepino e pimentão vermelho. Tudo cru e fatiado bem fininho. Primeiro é preciso preparar o arroz uns 40 minutos antes, pra que não esteja ainda quente na hora de enrolar o sushi.

Arroz de sushi é diferente de arroz branco. É um grão mais curto e quando pronto fica grudento. Dá pra comprá-lo branco ou integral. Pra preparar: 1 xícara de arroz de sushi, 2 colheres de sopa de vinagre de arroz (não use vinagre comum) e 1 colher de açúcar não-refinado. Numa panela comum, fogo alto, misture o arroz com 1/4 de xícara de água fria. Deixe ferver sem ficar mexendo. Então, baixe o fogo, ponha a tampa e deixe assim por uns 20 minutos, até ficar firme e absorver a água. Quando estiver macio, tire do fogo. Ainda quente, transfira pra uma tigela, adicione o vinagre e o açúcar devagar, misturando bem ao arroz. Cubra e deixe esfriar por uns 10-15 minutos.

Numa superfície lisa, estique a esteirinha de bambu, ponha um pedaço de filme plástico do mesmo tamanho por cima e a alga nori, própria pra enrolar sushi. Com as mãos úmidas, pegue um punhado de arroz e espalhe sobre a alga (não cubra mais do que metade da superfície). Na outra metade eu espalhei sementes de gergelim.

Por cima do arroz, espalhei maionese vegana e coloquei os ingredientes do recheio bem no meio, jogando salsinha desidratada por cima. Aliás, ultimamente tenho usado salsinha em tudo. Cada um tem um estilo, mas eu começo enrolando o sushi pela parte mais próxima de mim, apertando e ajustando com a esteirinha pra obter o tamanho desejado.

Vá enrolando com cuidado pra não deixar o plástico enrolar junto. Depois, é só fatiar do tamanho que quiser com uma faca bem afiada. Sirva com um pouquinho de molho shoyu light do lado e raíz forte (wasabi), aquela pasta verdinha ardida- hmm...ADORO bem forte!

Pois é, enrolar sushi ainda não é o meu forte, mas eu chego lá. E já estou me aventurando a enrolar com o arroz por fora. Quando conseguir um resultado fotografável, eu posto aqui. :-)

4 comentários:

Unknown disse...

Andréa a cara dele tá ótima. Fica meio complicado te explicar assim, mas talvez na hora de enrolar seria melhor você primeiro enrolar e dar uma apertadinha até o recheio e depois enrolar o restante. Dessa forma o recheio fica no "meio" do sushi e não na berada. Quando você tiver a oportunidade de ver alguem fazendo vai ficar mais fácil entender :)

Mas não desista :)

Andréa disse...

Obrigada, querida! Faz sentido isso. E eh verdade, vejo muitas fotos por aih, mas nao eh o suficiente. Vou procurar videos no youtube. Com certeza acho. Beijos!

Unknown disse...

oi!
vou fazer hj já comprei tudo!..obrigada!
veganismo já!

Andréa disse...

Oba! Aproveite!! Depois volte pra contar. :)

Posts similares

Related Posts with Thumbnails